Calling Portugal esk8ers!

Obrigado! Pois este post já não é propriamente recente… seria de esperar que já tivessem surgido algumas. Já fica kitada é o que interessa! :grin: Sim, também gostava de ver. Sobretudo para ter alguma inspiração. Partilho claro. Neste momento tenho quase tudo encomendado tirando as baterias… que vou começar com duas lipos 3S 5000mAh 20/25C para fazer uma 6S. (Sobretudo por questões de budget) depois lá adicionarei mais duas para fazer uma 12S e atingir o máximo potencial do motor. O motor é um 6374 170KV 2900W. Tenho uma longboard usada de um amigo que vou adaptar. Vou pôr umas Fly Wheels clone de 80mm, por isso vou ter de adicionar uns raisers de 1cm para não ter wheel bite… vou pôr bushings novos e mais rijos para ficar mais estável. Quanto ao braço do motor é um do dickyho, que tem a possibilidade de ajustar a tensão da correia. O Vesc mandei vir um da Maytech, pela qualidade mas também por ser dos mais baratos. Agora é esperar.

1 Like

ola já tenho a minha build a umas semanas sou de lisboa my board

1 Like

Viva, se tiveres curiosidade podes ver informação sobre a minha longboard neste post: https://www.electric-skateboard.builders/t/lecdec-prebuilt-36-deck-magaluma-7-trucks-unknown-2xx-kv-1200-w-motor-single-drive-mount-6s-8ah-177wh-li-ion-battery-fvt-brave-wolf-120a-esc/5046 Tenho também uns quantos videos que podes ver no YouTube e que modéstia à parte, alguns são muito bons. :slight_smile:

Só porque estamos a reanimar aqui a cena vou tratar de actualizar o post com as última aventuras e desventuras da minha longboard. Tinha pensado fazer isso mas como queimei o ESC e fiquei triste não quis perder mais tempo. Mas sendo assim e para isto animar não custa nada colocar alguma informação. :slight_smile:

Pelos componentes que indicas parace-me que tens tudo para ficar com uma boa longboard eléctrica. As minhas questões é sobre os C das baterias e se não seria melhor comprares com mais Cs para a bateria aguentarem mais tempo. Como vais fazer para carregar as baterias?

Se ainda não decidiste ou não tens ainda um compartimento para colocar a electrónica e as baterias, sugiro um tabuleiro do Ikea. :slight_smile: Tem espaço, é fácil de trabalhar e barato. Serve muito bem para as primeiras experiências e para saber como organizar tudo lá dentro. Depois vez as minhas fotos, é o que vou usar agora. :slight_smile:

1 Like

por enquanto carrego as minhas baterias com um carregador de modelismo leva 1hora a carregar cada bateria ou seja 2 horas para ter minha board carregada carrego 1 a 1 a 1c https://hobbyking.com/pt_pt/imax-b6-50w-5a-charger-discharger-1-6-cells-genuine.html os c não faz a bateria andar mais tempo isso e os mah e eu com 5000 to a fazer 20km tranquilos os c e para saberes maxima discharge no meu caso 5x20= 100A e mais a força que queres dar ao motor eu também sou iniciante neste hobby

eu ja tenho a minha bord construída a 1 mes ando so a ajustar coisas agora e fazer testes tenho tido mais problemas e na fixação nos meus motores nos trucks

1 Like

Bestial! Achas que seria possível encontrarmo-nos para dar uma vista de olhos à tua build? A espera está a matar-me :joy: Ia agora mesmo perguntar-te quantos kms é que aguentavas com esse setup de baterias mas vi que respondeste em baixo, 20 é brutal. Eu tenciono começar com duas 3S de 5000mAh também e depois mais tarde adicionar mais duas aproveitando a possibilidade das 12S do meu VESC e do motor.

1 Like

Vou checkar!

Exacto, como o @edgar.s disse os C’s dizem respeito ao discharge rate das baterias… e no caso das lipo 20C não é muito alto mas comparado com 18650 deve ficar ela por ela… até deve ser superior, mas não é fácil comparar directamente. É na amperagem que vês a autonomia da board. Eu venho da “escola” dos racers (fpv quads) e por isso carregar as lipos não é um problema. Tal e qual o @edgar.s tenho um smart charger. Ligo o xt60/90 a balance plug… e é só esperar. No entanto para facilitar o trabalho… como vou comprar duas 3S, ao ligá-las em série para fazer uma 6S vou juntar também os cabos de balance e assim escuso de estar a carregar separadamente duas 3S e basta ligar uma 6S ao carregador :slight_smile: Pois… andava um bocado indeciso relativamente à escolha do compartimento… um tabuleiro Ikea parece-me uma óptima ideia para começar!

Sim temos que fazer um passeio ai um dia mas 20 km não e muito no fórum a bords que fazem muito mais tens que ver isso das baterias vais tar a usar o teu motor a meio gás vai ter muita força mas em termos de velocidade vais sentir que podia andar mais https://web.archive.org/web/20180823221553/http://calc.esk8.today/ vais usar que rodas e que polis e cremalheiras ?

não tenho a certeza se a conta ta certa mas penso que seja algo do género nao sei que motor tens mas se tiveres 190kv vai dar 6s=25,2 190 x 25,2= 4788RPM

1 Like

Btw, temos o mesmo carregador eheh Sim. Eu tenho consciência disso. Mas neste momento não estou com muita vontade de pôr 100€ em baterias. Mas duvido que fique muito tempo só com as 6S. Vai ser só no ínicio de certeza. Ora, também recorri a essa calculadora, 36T à roda, 15T ao motor. Fly Wheel clones de 83mm

Quanto mais autonomia melhor claro, mas para já 20km não me parece nada mau.

É um 6374 de 170KV, 2900W às 12S se não me engano, um bocado mais fraco… mas na long run a ideia era pôr um dual setup :grin: É um bocado menos que os 25km/h por não ser 190KV, cerca de 22 acho

parece me bem a cena é que vais precisar de bastante espaço para por isso tudoxD o maximo que andei na minha foi 37km/h to a ter e problemas em fixar os motores ao truck os parafusos começam a desapertar e grande cancro as estradas da minha zona não são as melhores

já agora que vesc adquiriste ? os valores para por no vesc ainda hoje me fazem confusão não sei se percebes do assunto ? um aparte não percebi o que disseste aqui “e no caso das lipo 20C não é muito alto mas comparado com 18650 deve ficar ela por ela” 18650?

Vou usar uma longboard que ainda é grande, acredito ter espaço eventualmente para as 4 lipos. Logo se vê. 37 já é nice! Já experimentaste colocar Loctite azul nos parafusos? É o que uso no drone e não saem com a vibração. Comprei um da Maytech, Não, como ainda não tenho nada na mão ainda não comecei a mexer com esses valores, já percebi que não está fácil.

Vê se por acaso este video não te ajuda: https://www.youtube.com/watch?v=LzXEtWjkj4g&index=2&t=0s&list=LLc7VSSshCu-6K5R8LzBX91g

Como são baterias diferentes, as 18650 não medem o discharge rate em C’s como as lipo. Logo não é fácil pôr lado a lado e compará-las nesse campo. No entanto as lipos são conhecidas por terem discharge rates altos, tenho baterias de 75C para o drone por exemplo. Já as 18650 pelo pouco conhecimento que tenho, fiquei com ideia que não descarregam a energia a taxas minimamente tão altas como as lipos, e se o fizerem aquecem bem, logo uma lipo com 20/25C fica sempre bem posicionada nesse aspecto vs as 18650. No entanto, no campo da durabilidade, das lipos podemos esperar muito menos ciclos de vida que as 18650.

Maytech também é 50A eu experimentei com cola super 3 mas agora vou tentar de outra maneira espero que resulte uma coisa se vais juntar tanta bateria recomendo um sistema anti faisca para sempre que ligares a board não veres uma faisca experiência própria não querem fazer um grupo nem sei se é permitido falar em pt neste forum

não sabia que 18650 era uma bateria, são as li ion ja percebi(não conhecia esse termo) as li ion para board tem aspecto bem positivos que duram mais tempo mais são mais caras e as lipo tem outras vantagens a discharge e mais estável e tal mas eu comprava li ion se não fosse mais caro…

Experimenta o Loctite Azul, serve para fixar sem colar. O vermelho é permanente e não tiras mais os parafusos. Como é que fixaste o pulley ao shaft do motor? Vejo várias técnicas a serem aplicadas aqui no fórum. Nomeadamente lixar uma zona até o parafuso agarrar, e por exemplo há malta que só põe loctite vermelha sem + qualquer fixação física e não mexe mais.

eu foi por experiência e tive melhor resultados a lixar ate a poli ficar um pouco plana porque tudo o que e redondo tem tendência para escorregar então lixei ate ficar plano na zona dos parafusos isso ficou bom agora tenho que fazer igual na base do motor nos truck que eu fiz um buraco nos truck para encaixar e não resultou então agora vou encher os buracos que fiz nos trucks com uma massa que fica dura e fazer igual lixar e prontos deve tar bom

mas ya aviso ja que tens que ter cabeça e fazer os buracos nas rodas outro cancro xD As tuas rodas tem tipo uma jante ?

Sim. São aquelas que parecem pilhas, mas são ligeiramente maiores. São as baterias que estão dentro das trotinetes Lime, dos hoverboards, de ferramentas eléctricas, dos Teslas etc… O grande problema das 18650 é que tens de ser tu a fazer a bateria. Escolhes quantas queres e em que configuração, ex: 10S4P (10x4=40 baterias 18650). Para ser bem feito implica, comprar um solda ponto (+/-200€) podes fazer um tb, mas dá mais trabalho e é preciso perceber do assunto. Chapas de níquel para juntar as bats. Papeis de proteção e isolamento. Encaixes para manter tudo junto… depois um circuito BMS para gerir a carga… resultado já gastaste o valor da board se for preciso. Para não esquecer que cada bat 18650 é cara, e é importante comprar de um fornecedor de confiança porque há ai umas muito manhosas que são perigosas e não correspondem às características. Por outro lado, quando é bem feito as 18650 são melhores para esk8s porque são mais resistentes a impactos. Por norma vêm acompanhadas de um BMS (mas tb podes pôr um nas lipos por isso não é por ai) e porque duram mais ciclos de vida se forem bem tratadas.

1 Like

Pois, eu não sei como é que vou fazer. O problema é que a shaft do meu motor é em forma de D ou seja, uma superfície nem tem contacto com o pulley, acho que vou tentar aparafusar através do pulley e consolidar com loctite vermelho, loctite vermelho é usado na aviação e quando se diz que não mexe, é não mexe mesmo. Sim, é tipo jante. Já para evitar esse stress dos buracos, mandei vir umas clones das flywheels, que são uma das rodas de eleição das eboards exactamente porque podes passar logo os parafusos pelo meio.

Oi malta,

Eu acabei recentemente a minha diy uma Evolvenstein (há por aí um tópico sobre este stake) mas, como vivo no Reino Unido, só tenho oportunidade de andar de skate em Portugal durante as férias. Quando aí estou uso a minha Onan, que posso transportar no avião.

Tenho feito alguns eventos em Lisboa quando aí estou, no último (Natal) tivemos 7 ou 8 pessoas! Era fixe se pudessem organisar mais eventos, mesmo quando aí não estou. Só assim é que a comunidade cresce mais rápido!

Se quiserem usem o grupo de Esk8prt para marcar eventos, tenho a certeza que mais pessoas virão!

https://www.facebook.com/groups/Esk8Prt/

Ricardo

2 Likes

Muito louca a tua board Ricardo! Parabéns! Isso é uma 10S7P? Também gostava de fazer um setup desses dual belt driven um dia. Afinal há mais actividade Tuga por aqui! Vou juntar-me ao grupo do facebook. Acho uma óptima ideia a dos eventos, mas primeiro acho que preciso de montar a minha board :stuck_out_tongue:

1 Like